floresta

Floresta
     

DOWNLOAD:

“Floresta” é o nome do segundo disco de Ligiana Costa, produzido e arranjado pelo maestro Letieres Leite, que chega às lojas em março de 2013, com distribuição da Tratore.

O disco – dedicado a Floresta Pires Araújo, avó paterna de Ligiana – é essencialmente autoral, com canções próprias e algumas parcerias,  como Juliana Kehl e Chico César. Nele, as canções escolhidas dialogam com o repertório da compositora e percorrem uma trilha que perpassa com coerência, de um tema tradicional do Haiti a uma canção napolitana da década de 70, de um boi maranhense a uma epopeia de Sousândrade (poeta do século XIX)

Neste trabalho Ligiana e Letieres optaram por um power trio clássico como fundamento principal (baixo, bateria e piano ou guitarra), acrescentando timbres e arranjos a cada faixa que assim ganha caráter único, ressaltado vezes por quarteto de cordas, quarteto de madeiras, naipe de metais ou um forte grupo de percussões composto por virtuosos alabes. Num processo bastante diferente ao seu primeiro álbum “De amor e mar”, que foi gravado em estúdios em São Paulo, Brasília e Paris, “Floresta” teve toda sua captação em Salvador, num conceito de gravação ao vivo – inclusive a voz – como se fazia “antigamente” com todos os músicos juntos no estúdio, em sinergia com estéticas contemporâneas, tanto nos arranjos quanto nas finalizações sonoras.

Ligiana Costa, cantora, musicóloga e compositora, traz as influências de suas diversas facetas neste disco: imagens poéticas universais, atemporais e amorosas, ligadas a suas vivências e observações. Sua formação erudita faz um contraponto instigante à sua carreira como cantora inserida na música brasileira.

O trio de base foi formado por Márcio Dhiniz na bateria, Ayrton Zettermann nos baixos, Gerson Silva nos violões e guitarras revezando com Bruno Aranha no rholdes e sintetizadores com participação do quarteto de cordas e do naipe de madeiras da OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia) e alabês da Orkestra Rumpilezz.